Serviços Médicos
Veja ao lado uma descrição mais detalhada dos serviços prestados pela Dra. Viviane Belidio. Os serviços de Consulta Médica e Teleconsulta (online) estão sujeitos as políticas do consultório que podem ser acessadas clicando aqui.
1.
Consulta Médica
O atendimento médico no consultório envolve a avaliação do paciente não somente na especialidade da Cardiologia, como também de forma geralista, através de uma abordagem focada em Clínica Médica. A consulta compreende a anamnese, exame físico, realização de eletrocardiograma e avaliação de exames complementares pertinentes a cada caso. Uma consulta de retorno (presencial ou teleconsulta) pode ou não ser necessária, dependendo do julgamento médico.
- O que significa anamnese? O termo vem da palavra grega “anamnésis”, que significa “lembrança”. Isso significa ajudar o paciente e/ou familiares a informarem os seus sintomas e história pregressa. O relato adequado é fundamental para que o médico possa realizar o diagnóstico correto.
2.
Teleconsulta (Online)
A teleconsulta é a consulta médica não presencial, com médico e paciente localizados em diferentes espaços.
A consulta presencial é o padrão ouro de referência para as consultas médicas, sendo a telemedicina ato complementar, podendo ser utilizada a critério do médico, com anuência do paciente, em casos selecionados.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou, em 04/05/2022 a Resolução nº 2.314/2022 que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação.
3.
Visita Médica Domiciliar
A consulta médica pode ser realizada em domicílio, caso haja preferência do paciente e/ou familiares, como nos casos de dificuldade de locomoção e também nos pacientes que estão em internação domiciliar (“home care”). O atendimento domiciliar possui honorários diferenciados.
4.
Visita Hospitalar
O acompanhamento de pacientes hospitalizados através de visitas médicas diárias pode ser realizado por solicitação do paciente e/ou familiares. O médico torna-se responsável pelas condutas do tratamento, sendo denominado “Médico Assistente - MA”. Para este perfil de pacientes, o foco é a atuação em Medicina Intensiva e Cardiologia.

Você sabia?
Ter um médico assistente faz a diferença.
Um artigo publicado na Revista JAMA Internal Medicine em 2019 demonstrou os benefícios trazidos pelo cuidado continuado aos pacientes internados. Foram avaliados os desfechos de mais de 114 mil pacientes admitidos em 229 hospitais nos Estados Unidos. Pacientes que receberam cuidados continuados de um médico durante a internação apresentaram melhores desfechos do que aqueles tratados por vários plantonistas, incluindo menor mortalidade 30 dias após a alta e menores taxas de readmissão. Leia mais.